sábado, 1 de junho de 2013

Dicas de Vídeo...

OLÁAA Blogueiros de Plantão...

Faz tempo que não passo por aqui né?? Sei que tenho deixado a desejar, mas está uma correria, dia das mães e agora festa junina.
Estou passando para deixar uma dica de documentário, ele trata um pouco sobre a Educação no Brasil. Sempre que posso estou vendo alguns vídeos e indicando, e sinceramente vocês irão gostar.


Para quem gosta de ler, segue uma resenha que fiz sobre o documentário...


O filme " Pro dia Nascer Feliz" é um documentário que todo professor deveria ter, além dele mostrar as contradições inerentes ao campo da educação, como a localização das Instituições, a classe social e o descaso de muitos pais preocupados somente com o fator financeiro, isto tudo junto com a falta de administração pública, onde o Brasil sempre aparece nas últimas posições em pesquisas que analisam leitura, escrita e raciocínio.
"Estão todos cansados de ouvir os problemas da educação mas ninguém faz nada", diz a professoras entrevistada.
        Há três situações importantes no documentário: a primeira seria o caso da aluna Valéria que mora em Manari, Pernambuco; ela conta na entrevista um poema original e tocante que escrevera a um exercício, e com os olhos cheios de lágrimas diz que sua professora não os aceita, pois ela mesmo que os escreve. Isto, acaba nos convencendo que apesar de todos os desafios do sistema educacional brasileiro, a capacidade de cada ser humano e a instituição é um dos bens mais preciosos que se pode legar a uma pessoa.
         A segunda situação seria os projetos nas escolas, como no caso das alunas de São Paulo, que se sentiam sozinhas e depressivas, mas no projeto "fanzine" na escola encontraram a chave do resultado para seu problema, e conseguiram expressar suas angustias.
         A terceira seria as desigualdades sociais expostas nos assuntos abordados em sala de aula,  como o tema da aula de Pernambuco sobre Frei Caneca, que por ser bom e querer ajudar o povo foi perseguido e morto; a aula de Duque de Caxias sobre a "política do café com leite", quando então a professora diz que era o governado por coronéis; e a aula do alto de Pinheiros sobre o livro "O Curtiço" do qual a professora destaca as diferenças de arquitetura das casas dos pobres (cortiços horizontais) em relação a dos ricos (prédios que se elevam verticalmente).
        Com base no documentário, podemos observar que uma prática docente reflexiva é capaz de mudar o conceito de instituição, o documentário nos serviu de base para que possamos refletir e mudar nosso conceito e práxis.
                Escrito por: Tulyani da Cunha Mangolin



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto: "Quem conta, reconta, faz de conta".

Esse projeto nada mais é que um projeto que desenvolve a leitura.  Pensando nessa nova geração que está tão presa as redes sociais, que pouc...